Listen

Description

Por Laís Guedes
 
Editora selecionou 14 títulos que podem ser acessados em plataformas como Amazon e Kobo
 
A Cepe (Companhia Editora de Pernambuco) liberou o download gratuito de 14 e-books de seu acervo. Até o dia 31 de março, os títulos, direcionados ao público adulto e infanto-juvenil, estarão disponíveis na Amazon, Apple, Kobo, Google Play Books e Livraria Cultura. O intuito é incentivar a leitura como atividade satisfatória e prazerosa nos dias atuais, marcados pela quarentena como forma de combate à transmissão do coronavírus.
Confira os títulos abaixo:
 
30 Entrevistas da revista Continente – Adriana Dória Matos (org.): “São trinta copos de chopp, são trinta homens sentados, trezentos desejos presos, trinta mil sonhos frustrados”, escreveu o poeta Carlos Pena Filho. Neste livro, são 30 entrevistas publicadas na revista Continente, selecionadas entre tantas outras, no intervalo de 10 anos. Aqui, o leitor terá o prazer do encontro com vozes potentes de artistas, músicos, cineastas, sociólogos, filósofos, entre outras ocupações nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. Gente que, com suas ideias e experiências, é capaz de nos esclarecer e enternecer, a despeito das mudanças ocorridas, porque, assim como o poema de Carlos Pena, o que eles dizem desconhece limites de tempo e espaço.
Caminho áspero e outros poemas – Severino Filgueira: Normalmente associado à chamada Geração 65 da literatura pernambucana, Severino Filgueira é, na verdade, um poeta que escapa de classificações, que talvez se enquadrasse mais na famosa tradição de poetas “malditos”. Dono de uma dicção peculiar que, como fogo hermético, caminha entre o rigor formal e o mergulho libertário surrealista, sobrevoando o nonsense, é um poeta cujo perfil não convencional, beirando o enigmático, ajudou a construir em torno de si um grupo seleto, mas fiel, de admiradores e leitores. Caminho áspero e outros poemas é uma coletânea em que se percebem as múltiplas facetas deste artista singular, um grande esteta de formas fixas, em especial do soneto, gênero que ele renova em combinações desconcertantes, ao mesmo tempo em que explora o verso livre com maestria. “A linguagem é minha única armadura/ para assim merecer a deslembrança”, diz o poeta, e os antigos e novos leitores assim se vestem de poesia.
Os Casos Especiais de Osman Lins – Adriano Portela (org.): Nascido em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Osman Lins é autor de contos, romances, narrativas, ensaios e peças de teatro. O romance Avalovara (1973) é considerado sua obra-prima. No final da década de 1970, Osman Lins enveredou na aventura televisiva, escrevendo, roteirizando e adaptando para o programa Caso Especial, da Rede Globo, os episódios: A ilha no espaço, Quem era Shirley Temple? e Marcha Fúnebre. Estes são os invólucros de suas histórias, analisadas pelo crítico Adriano Portela em sua dissertação de mestrado – sob orientação da professora doutora Ermelinda Ferreira – e que agora propõe a reedição da obra osmaniana. Quarenta anos depois, o pesquisador, na oportunidade da publicação pela Cepe Editora, resgata os três roteiros finalizados pelo autor pernambucano; textos pouco conhecidos e divulgados, nos quais fica evidente a continuidade de sua incansável luta pela independência do país por meio do aprimoramento da capacidade crítica de seu povo.
Ficcionais – Scheneider Carpeggiani (org.): Organizado em comemoração aos cinco anos do suplemento Pernambuco, da Companhia Editora de Pernambuco, a obra reúne textos de 32 autores que colaboraram para a sessão “Bastidores”, falando sobre seus processos de criação, entre eles Rubens Figueiredo, conhecido tradutor do russo, a escritora de livros infantis Ana Maria Machado, o escritor e crítico literário José Castello, e outros.
O Filho das Viúvas – Pedro Veludo: A descoberta acidental de um livro num Sebo é o ponto de partida para esta história. Enquanto o texto relata a busca intensa de Catrônfilo, o protagonista, pela identidade da mãe, o narrador procura obsessiv