Listen

Description

Existe realmente algo como um complexo de inferioridade? - Por Osho

Não existe nada como um complexo de inferioridade, tudo o que existe é o fenômeno do ego. E, por causa desse fenômeno, duas coisas são possíveis.

Se você é egoísta, está fadado a comparar a si mesmo com os outros. O ego não pode existir sem a comparação; por isso, se quiser realmente abandonar o ego, pare de comparar. E você ficará surpreso: para onde ele foi? Compare, e ele estará lá; ele existe somente na comparação.

Por exemplo, você está passando por um jardim e encontra árvores muito grandes. Compare: a árvore é tão grande, e você é tão pequeno. Se você não comparar, desfrutará da árvore; não haverá nenhum problema. A árvore é grande, e daí? Deixe-a ser grande! Você não é uma árvore. E existem outras árvores que também não são tão grandes, mas elas não estão sofrendo de nenhum complexo de inferioridade. Eu nunca encontrei uma árvore que sofresse de complexo de inferioridade ou de complexo de superioridade. Mesmo a árvore mais alta, um Cedro-do-Líbano, mesmo essa árvore não sofre de complexo de superioridade, porque a comparação não existe.

O homem cria a comparação porque o ego só pode ser alimentado continuamente pela comparação. Mas então você terá duas alternativas: algumas vezes se sentirá superior, e outras se sentirá inferior. E a possibilidade de se sentir inferior é maior que a de se sentir superior, porque existem milhões de pessoas: alguém é mais bonito que você, alguém é mais alto que você, alguém é mais forte que você, alguém parece ser mais inteligente que você, alguém é mais culto que você, alguém é mais bem sucedido que você, alguém é mais famoso, alguém é isso, alguém é aquilo – se você continuar se comparando a milhões de pessoas, vai acumular um grande complexo de inferioridade.

Isso não existe; é criação sua. Os mais loucos sofrem complexo de superioridade. Eles são tão loucos que, quando comparam, não percebem que existem milhões de pessoas que são diferentes de muitas maneiras e superiores de muitas maneiras. Estão tão obcecados com o ego que permanecem fechados para qualquer coisa que seja superior: eles sempre olham para o inferior.

Dizem que as pessoas gostam de encontrar alguém que é, de alguma maneira, inferior a elas; isso as sustenta. As pessoas gostam que alimentem seu ego. Os mais loucos sofrerão de complexo de superioridade, porque sempre escolherão aquelas coisas que os fazem sentirem-se superiores. Mas eles sabem que estão pregando uma peça. Como enganar a si mesmos? Sabem que escolheram apenas aqueles pontos que os fazem sentir-se superiores; sabem o que não escolheram.

Isso está lá, à margem; e eles estão perfeitamente conscientes disso. Portanto, seu complexo de superioridade é sempre abalado. Está construído sobre a areia; a casa pode desabar a qualquer momento. Eles sofrem de ansiedade porque construíram uma casa sobre a areia.

Jesus diz: não construa sua casa sobre a areia; encontre uma rocha.

Link do texto completo => https://paralemdoagora.wordpress.com/2015/05/20/a-comparacao-e-uma-armadilha-do-ego/