Texto base da mensagem em Jonas 1 e 2, pregada pelo Pastor Bruno da Luz.
Deus tinha um propósito: usar seu instrumento para pregar arrependimento aos ninivitas. Mas Jonas, seu instrumento, decide virar as costas para Deus em uma resposta de autonomia e desobediência. Jonas sabia o que era certo e, deliberadamente, decidiu desobedecer. Essa decisão trouxe-lhe consequências. Uma forte e violenta tempestade assolou o navio onde ele estava. Creio que, muitas das tempestades que atravessamos, são uma forma de disciplina da parte de Deus, para despertarmos de nossa letargia espiritual. São chamadas de atenção da parte de Deus para nos voltarmos àquilo que Ele exige de nós.
Muitos de nós estamos adormecidos. Estamos tão focados em nossos próprios projetos pessoais que esquecemos daqueles que estão ao nosso redor. Nossos ídolos tomaram tanto nosso coração que não conseguimos perceber a tempestade capaz de destruir o navio de nossas vidas.
Nos encontramos na iminência de pular no mar. Tentamos resolver os problemas com as nossas mãos, mas, ao mesmo tempo, sabemos que precisamos nos jogar. Saltar ao mar significa ser engolido pelo peixe e definitivamente, não controlarmos nenhuma variável de nossas vidas. No ventre do peixe (nas mãos de Deus), somos conduzidos segundo a vontade dEle. Somos aperfeiçoados; amadurecemos. Aprendemos a confiar realmente em Deus.
Pregar arrependimento para aquele povo seria a maior expressão de amor que Jonas poderia ter para com eles, mas ele se negou. Assim como Jonas, temos a ordem da parte de Deus para pregarmos arrependimento aos diferentes povos; e isto é nossa maior expressão de amor. Jonas não só negou, como o texto diz: “buscou fugir da presença de Deus”.
Devemos olhar para as pessoas - ainda que sejam imorais e idólatras e vê-las como criação de Deus, que carregam sua imagem e semelhança, ao invés de olharmos com olhos julgadores, precisamos olhar com olhos de amor. Todo ser humano criado à imagem de Deus, é digno de amor e compaixão. Ninguém pode julgar com olhos de condenação.
Só haverá arrependimento se houver quem pregue - por isso precisamos pregar o evangelho para todos, sem exceção.
Para refletir:
* Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você ouve a palavra “evangelismo”?
* Quem foi que mais te influenciou em trazê-lo para Cristo? Qual era o relacionamento dessa pessoa com você?
* Por que Jonas decidiu fugir de Deus?
Aplicações práticas:
* Identifique uma única pessoa para evangelizar;
* Ore por ela;
* Convide-a para um café;
* Fale de Jesus;
Caso tenha alguma dúvida, envie-nos um email: contato@avivaigrejacrista.com.
Temos nosso culto aos Domingos às 19h.
Endereço: Rua Araranguá, 285 - 88.801-600 Criciúma, SC, Brasil.
Acompanhe-nos também: