Listen

Description

A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou, em 11 de março de 2020, a Covid-19 como uma pandemia. Eis que a partir de março as pessoas passaram a mudar o estilo de vida. Da aglomeração casual ao isolamento total. Essa era a ideia original e necessária. Sabemos que não foi bem assim. Mas não é disso que vamos falar neste episódio.
A partir de março de 2020, inúmeras empresas interromperam ou passaram a executar várias atividades a partir do trabalho remoto de seus colaboradores. O Brasil não estava preparado para essa mudança, nem o mundo, nem as empresas, nem as pessoas, nem Laurinha, minha convidada. Esse despreparo acentuou, ainda mais, a desigualdade social no Brasil, mas isso é assunto para outro episódio.
Hoje vamos falar de trabalho remoto na realidade vivenciada por minha convidada que tem o privilégio de trabalhar numa boa empresa e de morar num lugar acessível à internet e às configurações necessárias ao bom desempenho de seu trabalho.
Povo acha chique dizer home office, mas qual a diferença entre essa modalidade e o trabalho remoto? Como minha convidada recebeu a notícia de que passaria a trabalhar de casa? E ela se arruma para o trabalho, só para as reuniões, nunca ou sempre para tudo? De que forma concilia o trabalho e a vida pessoal em decorrência nessa nova realidade? Essas e outras perguntas foram respondidas por minha convidada Laurinha, neste 32º episódio, intrigante, que nomeei de Banca do Trabalho Remoto
NOTAS:
1. Este episódio conta com errinhos e distrações de gravação lá no finalzinhoooo.
2. Agradeço à participação especial de Aninha – @ana.genteegestao – que relatou um caso interessante de seu trabalho remoto e do filhote Rafa @rafaeldefreitas_ – que participou do quadro “Vou morrer sem entender.”

DIQUINHAS
Filmes: O senhor estagiário e O diabo veste prada.
Crônica – Entregas, p. 251, do Livro Indomável de Glennon Doyle
Instagram: Officeless – ótimo perfil para dicas de como fazer o trabalho remoto direito https://instagram.com/beofficeless

MÚSICAS
Capitão da indústria – Paralamas do Sucesso
Um dia após o outro – Tiago Iorc
Simples desejo – Luciana Mello
Mais uma vez – Renato Russo.
Qualquer jeito – Kátia

Arte: Mariana Ferreira @maripcl
Podcaster e editora: Rosana Tibúrcio @rosanatiburcio
Para participar dos episódios deixe seu recado no instagram @donadabancapodcast ou no e-mail donadabanca@terra.com.br