O Papo de Boto vai para a porção do continente de Cananéia e do Vale do Ribeira visitar esse universo que é a Mata Atlântica existente aqui em nossa região. Vamos comemorar e refletir sobre o Dia da Mata Atlântica, celebrado no dia 27 de maio!
Convidamos alguns moradores locais que convivem e vivem da mata para conversar com a gente e mostrar a importância desse ambiente que precisa ser cuidado.
Convidados:
João da Mota, do quilombo Nhunguara, em Iporanga/SP, ele é agricultor e coletor de sementes florestais, sendo um dos mestres do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, na Mata Atlântica.
Bianca Magdalena, antropóloga e arte-educadora na Jaci Ateliê, em Cananéia/SP, desde 2006 desenvolve pesquisas e projetos culturais com comunidades tradicionais caiçaras e quilombolas, sobre Etnobotânica, sendo organizadora do guia de plantas da Mata Atlântica, chamado "Do Quilombo à Floresta", publicado em 2022, pelo Instituto Socioambiental, que catalogou 52 espécies vegetais encontradas no Vale do Ribeira.
Suzete Bernado, agricultora do Sítio Bela Vista Agroflorestal, no bairro Rio Branco, em Cananéia/SP, que produz orgânicos agroflorestais e possui receptivo de turismo pedagógico para alunos de escolas de outras cidades.
José Irene dos Santos e Antônia dos Santos, empreendedores familiares do Cheiro do Mato, marca que produz sabonetes, shampoos e outros cosméticos com algumas ervas e plantas da Mata Atlântica, no bairro do Itapitangui, Cananéia/SP.
Siga nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/projetobotocinza/
https://www.youtube.com/@IPeCpesquisas