No dia 27 de maio comemoramos o Dia Nacional da Mata Atlântica, bioma de maior Biodiversidade do país, distribuído em 17 Estados e onde encontra-se cerca de 70% da população do Brasil. A região do Lagamar, onde estamos, é considerada o maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país e, por isso, devemos comemorar essa data e debater sobre o tema.
Essa edição especial do Papo de Boto, sobre o Dia Nacional da Mata Atlântica, traz convidados com diferentes experiências em relação a esse bioma, sua diversidade e sua importância para a nossa região de Cananéia, tanto para a pesquisa científica quanto para a conservação de espécies florestais, animais e de povos tradicionais.
Convidados:
Eliane Kretchú Santos Benite – Professora Ed. Diferenciada da Aldeia Takuari-Ty – Cananeia-SP;
Bianca Lanu –Pesquisadora e educadora na @jaciatelie sobre comunidades tradicionais;
Patricia Simas – Geógrafa, produtora rural e empreendedora no ramo de polpas de frutas da Mata Atlântica em Belmonte-BA;
Juliano S. do Nascimento -Resp. Técnico pela Rede de Sementes do Vale do Ribeira - Instituto Socioambiental;
Maria Teresa - quilombola, agricultora e coletora de sementes;
Roberto Fusco Costa. Biólogo, Pós doutorando na UFPR em Ecologia da Conservação e Coordenador técnico científico do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar.
Mediação:
Kelly Pansard
Silvia Zambuzi
O Projeto Boto-Cinza é uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.