#14 - Reflexões da Nati - Simpatia e Empatia
Nesse reflexão comentei sobre um vídeo da Brené Brown onde ela fala sobre simpatia e empatia. (https://youtu.be/KZBTYViDPlQ?si=i9oFqlcNspnpR23U).
Ela nos diz que Simpatia leva a uma desconexão e empatia gera conexão. Para sermos empáticos é preciso deixar julgamento de lado, reconhecer a emoção na outra pessoa. Empatia é sentir junto com a pessoa, preciso me conectar com algo dentro de mim que se conecte com o que a outra pessoa está sentido.
Uma resposta empática não começa como: "Pelo menos". Às vezes é melhor dizer: Eu não sei o que dizer... porque raramente uma resposta vai fazer as coisas ficarem melhores. O que faz as coisas ficarem melhor é a conexão.
Comentei também sobre o TED Talk da Tati Fukamati: A revolução da empatia. (https://youtu.be/M8sQwMZiBfM?si=kCaZtTB41bNrO66k)
"A forma como a gente enxerga o outro, como a gente escuta o outro, como a gente se conecta com ele, tem que mudar se a gente quiser construir um mundo mais pacífico, mais sustentável e mais colaborativo pra todo mundo".
Eu sempre achei que eu era super empática, até fazer o curso da Carolina Nalon, "O Caminho da Comunicação Autêntica", que ensina muito sobre a CNV - Comunicação Não-Violenta. Você já ouviu falar em CNV - Comunicação Não-Violenta? 🤔 Ela é uma abordagem desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, usando uma comunicação eficaz e com empatia..
"Empatia não é se colocar no lugar do outro sendo você, é se colocar no lugar do outro sendo ele." Carolina Nalon
😉
No livro "Comunicação Não-Violenta", Marshall Rosenberg diz: "Ao nos relacionarmos com os outros, a empatia ocorre somente quando conseguimos nos livrar de todas as ideias preconcebidas e julgamentos a respeito deles. O ingrediente-chave da empatia é a presença: estamos totalmente presentes com a outra parte e com aquilo pelo que ela está passando."
💗
Alguns comportamentos comuns que nos impedem de estar presentes o bastante para nos conectarmos aos outros com empatia são:
✅ Aconselhar: "Acho que você deveria..." Por que é que você não fez assim?"
✅ Competir pelo sofrimento: "Isso não é nada; espere até ouvir o que aconteceu comigo".
✅ Educar: "Isso pode acabar sendo uma experiência muito positiva para você, se você apenas..."
✅ Consolar: "Não foi sua culpa, você fez o melhor que pôde".
✅ Contar uma história: "Isso me lembra uma ocasião..."
✅ Encerrar o assunto: "Anime-se. Não se sinta tão mal".
✅ Solidarizar-se: "Oh, coitadinho..."
✅ Interrogar: "Quando foi que isso começou?"
✅ Explicar-se: "Eu teria telefonado, mas..."
✅ Corrigir: "Não foi assim que aconteceu".
✨
E também deixo a reflexão: Qual hábito mais empático você pode adotar?
🤔
Sim, depende de cada um de nós. Sabemos que o caminho é longo, mas quanto mais pessoas se comprometerem, mais conectado, cooperativo, justo e pacífico será o mundo.
💗
Próximas Reflexões da Nati - segundas-feiras 15:15h (horário de Brasília)
Acompanhe meu perfil também no instagram: @natiandreoli
www.instagram.com/natiandreoli/