Listen

Description

Olá. Eu sou o Professor Fabio Flores e este é o quadro Precisava Ouvir Isso.
Hoje eu venho aqui te dizer porque tem tanta gente usando aplicativo pra ficar velho.
No último final de semana o aplicativo faceapp fez o maior sucesso. Celebridades e pessoas comuns do Brasil e do mundo usaram o aplicativo pra simular um envelhecimento da foto. O aplicativo coloca cabelo branco, rugas e diversas marcas de expressão em sua foto atual e faz simular um envelhecimento de 40 anos.
Eu mesmo usei o aplicativo e me diverti bastante com os comentários que meus seguidores fizeram no facebook e instagram. Mas o que de fato está por trás do sucesso repentino do aplicativo. Por que as pessoas tanto fizeram questão de simular o próprio envelhecimento?
Eu penso que o gatilho que disparou a nossa curiosidade sobre a imagem que vamos ter no futuro é a nossa ansiedade. É a nosso contínuo desejo de viver no futuro, de antecipar o futuro, de saber o que vai acontecer no futuro. A ansiedade é companheira fiel de boa parte da humanidade. A prova maior disso é que o remédio mais consumido do Brasil e um dos mais consumidos no mundo é o Rivotril. E a função do Rivotril é justamente regular o nível de ansiedade de quem toma.
Os brasileiros compraram, em 2018, mais de 57 milhões de caixas de rivotril— cerca de 6.471 caixas vendidas por hora ou, aproximadamente, 1,4 bilhão de comprimidos vendidos em um ano. É muito comprimido pra tentar frear a ansiedade do brasileiro.
A ansiedade por si não é um mal. Todos nós... eu digo realmente, todos nós em algum momento da vida experimenta a ansiedade. Existe uma ansiedade boa. Como aquela relatada no livro Pequeno príncipe quando ele encontra a raposa. Ele diz o seguinte: “Se eu sei que vou te encontrar e que você vai chegar na hora certa, eu já me alegro um pouco antes de você vir”.
Neste caso a ansiedade é digamos uma ansiedade do bem. É aquela ansiedade que já antecipa pra gente um pouco do sabor bom do que está por vir. É a ansiedade que serve como boa companheira dos momentos de espera.
Penso que a ansiedade que move boa parte da população não é exatamente esta. É justamente o contrário. É o medo do futuro, o medo do que pode estar por vir. Daí damos permissão a nossa mente pra imaginar os priores cenários de possibilidades de futuro. E ao imaginarmos as mais diversas formas de fracasso o pensamento gera sentimentos, e os sentimentos criam as atitudes que vão nos conduzir exatamente pra este resultado que a gente imaginou.
E a gente pode traçar um paralelo bem interessante com o aplicativo de envelhecimento. A gente muito provavelmente daqui a 40 anos não vai ser parecido como o aplicativo mostrou. O aplicativo apenas distorceu a imagem do agora. Quem decide como vai ser daqui a 40 anos são as suas escolhas de hoje. Quem define a qualidade do seu envelhecimento são as decisões que você toma agora. O futuro não é um lugar ele é apenas a soma de muitos agoras.
Esta foi a dica de hoje. Se você acredita que mais alguém precisava ouvir isso, compartilhe esta mensagem. Se quiser conhecer mais dicas, procure no YouTube o Canal Precisava Ouvir Isso.
Forte abraço e até... até a sua vitória.