Listen

Description

Olá. Eu sou o Professor Fabio Flores e este é o podcast Precisava Ouvir Isso.
Hoje eu venho aqui dividir com você uma história sobre Empatia.
A enfermeira obstétrica Noelle Moreira deu uma verdadeira aula de Empatia com um gesto que viralizou nas redes sociais. Ela viveu um drama que é bem recorrente em maternidades do mundo inteiro.
O nome da paciente é Ingrid. Ela chegou na maternidade com indicação expressa de cesariana de urgência por causa de um prematuro deslocamento de placenta. Ingrid estava desesperada, com olhos arregalados e o coração cheio de medo de perder seu primeiro filho.
Os procedimentos médicos foram realizados de maneira precisa e com bastante urgência... mas o pequeno Heitor demonstrava apatia. Procuram sinais vitais no bebê e nada. Infelizmente Heitor nasceu morto. O pai logo percebeu a dura realidade e caiu em prantos. Ingrid ainda sob efeito de forte anestesia quando acordou não viu seu marido ao seu lado. E sim sua mãe com toda a tristeza do mundo estampada no rosto. A mãe deu a notícia e ela desabou de chorar e em seu choro culpou Deus pelo ocorrido.
A enfermeira Noelle ao presenciar a cena teve a idéia de oferecer algum acalanto praquela família que via o sonho virar pesadelo. Foi aí que ela colocou tinta de carimbo nos pés do bebê e tirou num papel de carta estampado de anjo as digitais dos pezinhos daquela criança. Ela escreveu uma carta do Heitor para os pais que não teve tempo de conviver.
E a carta ficou assim:
Papai e mamãe, durante 34 semanas, eu pude sentir o quanto vocês me amam e eu também já amava vocês. Eu sei que vocês seriam pais excelentes. Fiquem em Paz!
Nasci e voltei para o céu no dia 20/novembro/2019 as 15h13min, no Hospital e Maternidade Herculano Pinheiro. Eu pesei 2,225 gramas.
Irei no coração de vocês, aonde forem, para sempre!
Assinado, Heitor.
O gesto de Noelle revela uma profissional com sensibilidade, empatia e compaixão pelo ser humano. Muita gente depois de ver e conviver com tantas mortes poderia ter naturalizado e achado que era só mais um óbito. Noelle dedicou 5 minutos a mais que uma outra profissional talvez tivesse dedicado. Mas estes 5 minutos onde ela criou esta carta trouxe conforto pra aquela família. Aquela carta será guardada pra sempre como a melhor lembrança de um dia tão triste.
E o convite que eu deixo contigo hoje é: Faça diferença na vida de alguém hoje. Esteja atento as pessoas e situações que irá presenciar hoje. Faça o que estiver ao seu alcance para que ao menos uma pessoa possa se sentir melhor (ainda que por apenas um instante) por algo que você fez, disse ou ajudou fazer.
E aí? Aceita o desafio?
Esta foi a dica de hoje. Se você acredita que mais alguém precisava ouvir isso, compartilhe esta mensagem. Se quiser ouvir mais mensagens, reflexões e inspurações.... procure no Spotify o Podcast Precisava Ouvir Isso.
Forte abraço e até... até a sua vitória.