Listen

Description

Olá. Eu sou o Professor Fabio Flores e este é o quadro Precisava Ouvir Isso.
Hoje eu venho aqui te propor uma coisa.
Que tal você começar hoje a fazer uma dieta?
É isso mesmo... que tal começar uma dieta hoje?
Uma dieta que não precisa abandonar carboidratos, açúcar nem bebidas.
Que tal começar hoje uma dieta de informações tóxicas?
Que tal se afastar de conteúdos que são nocivos pras suas emoções?
Lembre-se sempre do ciclo que constrói a sua realidade: Pensamentos geram sentimentos. Sentimentos geram comportamentos. E comportamentos geram os seus resultados.
Que tal identificar quais são os pensamentos que geram seus sentimentos ruins? Descobrindo que pensamentos são estes você consegue identificar onde está a raiz destes pensamentos. Descobrindo onde está a raiz você descobre onde começar a sua dieta.
Eu tive a idéia de gravar esta mensagem hoje pra você... em função de uma conversa que eu tive com um amigo. Ele me procurou pra conversar dizendo que estava se sentindo desanimado como nunca havia se sentido antes. Ele também disse que estava sentindo muita desesperança e medo. Um medo que ele não sabia de onde vinha.
Eu conversando com ele descobri fatos interessantes da rotina dele. Durante boa parte do horário de almoço dele... ele passava assistindo a um programa com noticiário policial violentíssimo. Ele também fazia parte de grupos de whatsapp que defendiam a “Pena de Morte”. (Que fique claro... não é problema algum ser a favor ou contra a penada de morte ou qualquer mudança no Código Penal). O problema é que ele ficava o dia todo recebendo vídeos mostrando a extrema crueldade de assassinos e estupradores. Todo vídeo vinha com a seguinte pergunta: Quantos tiros merece um cara que faz isso com uma família, com um cara que faz isso com uma criança e assim por diante. O dia inteiro dele era consumindo conteúdo de violência. E ele reconheceu que eram estas informações que faziam ele ter os pensamentos que geravam o sentimento de medo, desespero e desesperança. Ele via o vídeo de uma criança sendo estuprada no interior do Piauí e sentia como se fosse alguém da família dele. A cada vídeo ele trazia pra si um problema que não era dele.
Com isso não estou pregando a indiferença para com as pessoas. Empatia é virtude. Assim como é importante ter empatia para com os outros é importante ter empatia com a gente mesmo. Reconhecer o mal que fazemos a nós mesmos alimentando nossa imaginação com conteúdos tão tóxicos.
Sugeri a ele que silenciasse os grupos por duas semanas e que evitasse por este mesmo período o programa policial da hora do almoço. Quinze dias se passaram e ele veio me contar o resultado. Ele nem precisava dizer... o corpo dele já falava. A postura antes cabisbaixa deu lugar a uma postura vitoriosa e alegre. Ele disse que ao invés de silenciar os grupos ele decidiu sair mesmo. Na primeira semana ele já percebeu como aqueles vídeos faziam mal a ele. Na hora do almoço ao invés de almoçar na frente da TV ele passou a almoçar na mesa com os colegas de trabalho que eram mais divertidos. Ele passou até a jogar bola com estes colegas e ir aos eventos que nem era convidado. Ele disse que a dieta que eu propus pra ele tirou um peso enorme que estava localizado nos ombros dele. Que ele já se sente bem mais leve...
E você? Que tal aderir a esta dieta das informações tóxicas? Que tal pesquisar a raiz dos pensamentos que te fazem mal? Eu verdadeiramente acredito que você merece uma vida mais leve...
Esta foi a dica de hoje. Se você acredita que mais alguém precisava ouvir isso, compartilhe esta mensagem. Se quiser conhecer mais dicas, procure no YouTube o Canal Precisava Ouvir Isso.
Forte abraço e até... até a sua vitória.