Olá. Eu sou o Professor Fabio Flores e este é o quadro Precisava Ouvir Isso.
Hoje eu venho aqui te lembrar uma propaganda bem antiga que passava na televisão nos anos 80.
Era a propaganda da Vodka Orloff. Era uma propaganda bem criativa onde um homem estava num restaurante e era abordado por alguém muito parecido com ele. Daí quando ele ia tomar o primeiro copo de vodka este alguém parecido com ele interrompia e dizia: (áudio do vídeo)
Esta propaganda fez tanto sucesso que o bordão “eu sou você amanhã” entrou para a cultura popular como o chamado “Efeito Orloff”. A expressão era usada pra ilustrar situações políticas, econômicas e sociais. Quando um país que estava tomando decisões arriscadas... sempre se mostrava um país que tinha se dado mal e se colava o bordão: eu sou você amanhã. Era tipo uma advertência que também era usada pelos pais com seus filhos. Quando um filho começava a sair da linha se mostrava um tio desencaminhado e repetia-se o bordão: eu sou você amanhã.
Hoje em dia eu vejo este bordão de uma maneira diferente. Eu exercito a empatia fazendo valer a força deste bordão.
Uma das situações foi com minha falta de paciência. Antes sempre que eu via alguém da terceira idade demorando pra usar o caixa eletrônico eu ficava internamente me consumindo em raiva por notar a demora no uso do equipamento. Hoje em dia eu sou o tiozinho que demora pra encontrar as letras da contrasenha na tela. Sempre que o caixa eletrônico me pede pra achar as letras da contrasenha eu vivo praticamente uma gincana. É como se eu ouvisse o Gugu gritando: Valendo! E eu me embaralho todo e imagino algum jovem na fila com raiva de mim como eu já fiquei de outros idosos.
Hoje meu mantra é o Efeito Orloff. Antes de me permitir ficar com raiva de uma situação eu olho pra pessoa e penso: Você sou eu amanhã. E se você sou eu amanhã eu preciso te respeitar, te ajudar, te apoiar e te encorajar. Ter a clareza que de alguma maneira quem está em dificuldade hoje pode ser o nosso espelho do futuro nos traz muita consciência pra viver o presente.
O convite que eu te faço hoje é o seguinte: se permita exercitar o olhar pro seu semelhante imaginando que ele pode ser seu amanhã. Experimente... talvez faça seu nível de empatia ser elevado.
Esta foi a dica de hoje. Se você acredita que mais alguém precisava ouvir isso, compartilhe esta mensagem. Se quiser conhecer mais dicas, procure no YouTube o Canal Precisava Ouvir Isso.
Forte abraço e até... até a sua vitória.