Olá. Eu sou o Professor Fabio Flores e este é o quadro Precisava Ouvir Isso.
Hoje eu venho aqui te perguntar: Você é o tipo de pessoa que se planeja para o “e se não der certo” ou para o “e de agora em diante”?
Esta é uma pergunta interessante a se fazer. Nós planejamos pensando no “e se não der certo” ou no “e de agora em diante”?
A tendência mais comum é pensar o “e se não der certo”. Planejamos uma meta já com planos B, planos C... tem gente que tem até plano Z caso o plano A não dê certo. É muito claro na cabeça de quem planejou tudo que se deve fazer caso algo de errado. Acreditando no erro a pessoa já mapeia todos os caminhos possíveis para seguir assim que encontrá-lo.
É bem mais raro se planejar para o sucesso da meta. Para o que fazer assim que conseguir. O que fazer no “e agora em diante”. Por isso ficamos como o cachorro que corre atrás do carro. Ele sabe exatamente o que fazer no caminho... correr atrás do carro e latir. É muito certo na cabeça dele que o carro não vai parar. Por isso ele late tanto e corre tanto. Mas quando o carro surpreende ele e para. O cachorro não sabe mais o que fazer. O roteiro dele só contava com o fracasso.
Muitas vezes na vida a gente não consegue sustentar um resultado, uma conquista... justamente por isso. A gente se planeja até o carro parar. Depois que ele para a gente não tem o plano pro “e agora em diante”. Muita gente sonha em conquistar um emprego. Estuda, se capacita, participa de processo seletivo...conquista a vaga... e depois de pouco tempo perde a oportunidade por não ter o plano pro “e de agora em diante”. Isso também acontece com o processo de emagrecimento. A gente bate a meta e depois que alcança o peso idealizado... não tem meta pro “e de agora em diante”.
Por isso o convite que eu deixo pra você hoje é o seguinte. É até justo e precavido ter seu plano B. Saber o que fazer no caso do “e se der errado”. Mas é ainda mais estratégico pensar no “e de agora em diante”. Dê espaço para o sucesso em seu planejamento. Seu futuro agradecerá!
Esta foi a dica de hoje. Se você acredita que mais alguém precisava ouvir isso, compartilhe esta mensagem. Se quiser conhecer mais dicas, procure no YouTube o Canal Precisava Ouvir Isso.
Forte abraço e até... até a sua vitória.