Olá! Eu sou o professor Fabio Flores e este é o podcast “Precisava Ouvir Isso”.
Hoje eu venho aqui conversar com você sobre esta tal de “Geracão Nutella”.
Os jovens que saíram do Ensino Fundamental e ainda não tiveram o prazer de pagar o primeiro boleto de condomínio, aluguel ou IPTU... Eles foram apelidados pelas gerações que os antecederam de Geracao Nutella. E o que seria a tal geração Nutella: Os jovens que os adultos de hoje chamam de sensíveis demais. Jovens que não aguentam as mesmas barras que as gerações anteriores aguentaram. Os jovens que reclamam de tudo e na opinião das gerações anteriores são mimados demais.
Meu amigo... minha amiga... se você buscar na sua lembrança seus pais, tios e avos disseram o mesmo sobre você quando você estava na adolescência e juventude. So não chamavam a gente de Nutella porque ainda não existia e se já existia na sua época provavelmente eles não tinham dinheiro pra comprar. Já teve Geracao Coca Cola, Geracao Sukita e agora é a Geracao Nutella.
Em minha adolescência o apelido foi Geracao Coca Cola. Teve ate musica da Legiao Urbana. O adolescente era desqualificado intelectualmente e moralmente pelos adultos da geração anterior que achavam que eles é que viveram como se tinha que viver. E assim segue a tendência de desqualificação entre as gerações.
Cada geração acredita que a seguinte é menos capaz porque não passa pelas mesmas dificuldades. E que bom que não passa, né: Sinal que ao longo de uma geração avancamos em nossas maneiras de lidar com a vida, com o trabalho, com a educação e com as fronteiras morais.
Já vi adulto dizendo que o mundo começou a ficar Nutella quando o mertiolate parou de doer. Já vi pai dizendo que “este negocio de conselho tutelar” que deixou os filhos folgados, porque antigamente se podia espancar um filho sem a justiça meter a colher na educação familiar. Quando vejo estas reclamações o que me vem a cabeça é que parece que o desejo é só se vingar nos filhos as dores que viveu.
Se buscarmos historicamente cada geração apanhou um pouco menos que a anterior. E porque isso acontece... porque a gente exercita a ética. O que é a ética: É a reflexão sobre a moral... sobre os costumes de uma sociedade num determinado período histórico. Sempre estamos avaliando se algo pode ser melhorado em nossas relações com o mundo.
Há bem pouco tempo atrás era normal dirigir sem cinto de segurança. Como não existia bafômetro era normal dirigir bêbado ou ate mesmo bebendo. Era normal fumar dentro de avião. Fumar dentro de restaurante. Ate professor podia fumar na sala de aula. Ninguem achava estranho. Era a regra do jogo naquele tempo. Foi a medida que algumas pessoas foram se perguntando se aquilo de fato era normal que aos poucos o mundo foi mudando e criando novas regras de convívio social.
Chamar esta geração de Nutella é esquecer que a sua geração também já foi chamada de fraca por uma geração anterior. Chamar esta geração de NUtella é se desconectar dos ciclos de mudança da vida. A vida esta em mudança e cada geração sera impactada por um diferente ciclo de mudanças. Dizer que no meu tempo era assim é se confessar um morto vivo porque nosso tempo é o agora. Quem vive no passado é máquina de escrever olivetti ou mimeógrafo a álcool. Voce é bem mais que isso,,, Bora olhar pras próximas gerações com a Empatia que a gente queria que as geracoes anteriores tivessem olhado pra nossa.
Eu sou o Professor Fabio Flores e esta foi mais uma edição do Podcast Precisava Ouvir Isso. Se você quiser ouvir mais reflexões, inspirações e canções procure no Spotify o PodCast Precisava Ouvir Isso. Se você conhece alguém que também precisava ouvir isso... compartilhe e leve esta mensagem pros seus grupos de whatsapp. Leve inspiração pras pessoas que vc gosta.
Um forte abraco e até... até a sua vitória !