Listen

Description

Olá. Eu sou o Professor Fabio Flores e este é o podcast Precisava Ouvir Isso.
Hoje eu venho aqui te perguntar: Quem define os seus limites?
Você já parou pra pensar nisso?
Eu parei pra pensar nisso hoje logo após ouvir a conversa de duas mulheres. Uma delas aconselhou a outra a sofrer menos pelos ciúmes. Daí ela respondeu: Amiga, você já viu taurina que não é ciumenta? Quem é de Touro já nasce com ciúme da chupeta...rs
Quando ela falou isso eu fiquei matutando o quanto a gente se permite limitar por um fator externo, né?
Quantas vezes a gente já ouviu ou até mesmo repetiu frases como esta, né?
Tipo... Ah, eu não sei dividir porque sou filho único.
Eu sou pavio curto porque eu sou do nordeste.
Eu sou apressado porque nasci de 7 meses.
A gente está sempre escolhendo um motivo externo pra autorizar o desejo de continuar sendo o que sempre foi. É mais fácil dizer que a culpa é de um fator externo, de uma maldição, de supertição... assim a gente se desculpa com o mundo pelos vacilos que a gente comete.
É estranha esta nossa vontade de querer continuar sendo quem a gente sempre foi. A cada ano o iPhone surge com uma nova versão. Por mais avançada que tenha sido a tecnologia do ano passado eles sempre encontram mais espaço pra melhoria. Os carros todos os anos surgem com diferenciais que levam a loucura os amantes dos carros zero quilometro. A industria da moda não espera nem virar o ano. Ela lança a cada seis meses as novidades nas coleções outono/inverno e primavera/verão. E a gente segue procurando desculpas pra continuar a ser a mesma versão dos últimos 10 anos.
Será que não existe nenhum espaço pra melhora em sua maneira de se relacionar com as pessoas? Será que você já chegou na sua versão final e definitiva? Na versão perfeita e irretocável?
Em quem você prefere acreditar? Na sua infinita capacidade de aprender coisas novas ou na filosofia baiana do Cumpadre Uóxinton? Pau que nasce torno nunca se endireita? Em quem você prefere acreditar?
Seu cérebro tem 86 bilhões de neurônios... eu disse bilhões... 86 bilhões de neurônios. Você tem uma enorme potência pensante a sua disposição. Você pode aprender novos comportamentos e assim estimular as conexões neurais a desenvolverem a neuroplasticidade a favor do seu desenvolvimento.
Se permita treinar novos comportamentos. Novas maneiras de interagir com as pessoas. Desligue seu piloto automático. Se permita viver a beleza de ser um eterno aprendiz e encante o mundo com sua melhor versão.
Esta foi a dica de hoje. Se você acredita que mais alguém precisava ouvir isso, compartilhe esta mensagem. Se quiser ouvir mais mensagens, reflexões e inspurações.... procure no Spotify o Podcast Precisava Ouvir Isso.
Forte abraço e até... até a sua vitória.