A partir da segunda metade do século XX, deu-se início no mundo um processo de modernização da agricultura, a Revolução Verde, que buscava através do uso de tecnologias fazer com que a demanda global por alimento fosse sanada. No entanto, durante esse processo, o conceito de alimento natural foi deixado de lado, para priorizar a maior produção de alimentos pelo campo.
Nos tempos atuais, embasar a qualidade alimentar apenas no teor de nutrientes dos alimentos não é o suficiente para um bom entendimento do que é alimentação saudável, assim faz-se necessário um entendimento de toda perspectiva do modo de produção do alimento, impactos ambientais, relação do processo do cultivo com a natureza e quais os métodos de cultivo e produtos foram utilizados para o desenvolvimento do alimento.
Diferentemente do modelo de agricultura proposto pela Revolução Verde, os alimentos que chegam à Feira Agroecológica são frutos de uma interação harmônica entre o homem, a terra, o alimento e a água, cultivados visando sua qualidade e a saúde de quem os vai consumir. Dessa forma, hoje, no nosso 3º episódio da série, a professora Joseni França Oliveira Lima vai nos explicar um pouco mais sobre a relação da agroecologia com a alimentação saudável.