O podcast Papo Reto com Mulheres Negras é uma produção do projeto Plantando e Colhendo: Ciência e Cultura para Equidade de Gênero e Raça. O projeto é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, a partir de parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Coletivo Negro Fiocruz, com Gestão Cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC).
A série de episódios tem por objetivo apresentar para os públicos, diversas questões relacionadas à necessária equidade de gênero e raça, fomentando reflexões, potencializando os debates e promovendo a popularização dos temas. A distribuição do material conta com apoio da equipe do Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e Museu da Vida Fiocruz.
O projeto é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, XP Inc. E Dataprev.
FICHA TÉCNICA - Papo Reto com Mulheres Negras - Episódio 4: Mulheres Negras na Saúde
Produção: Projeto Plantando e Colhendo: Ciência e Cultura para Equidade de Gênero e Raça
Roteiro: Gabriela Nascimento e Hilda Gomes
Revisão: Hilda Gomes e Aline Pessoa
Locução: Gabriela Nascimento
Convidadas: Márcia Alves e Stefanie Paula
Arte: Valter Bispo e Gabriela Nascimento
Montagem, edição de áudio e mixagem: Gabriela Nascimento
Vídeo de divulgação: Gabriela Nascimento e GS Traduções e Comunicações
...............................................................................................................................
This work contains Music Track Lounge Logo - Royalty Free Audio - No attribution required
Source: d https://soundscrate.com/royalty-free-music/soundscrate-lounge-logo
Link para vídeo libras:
...............................................................................................................................
Um dos direitos fundamentais, garantidos pela constituição federal do Brasil é o direito a saúde. Entretanto, com o caráter estrutural do racismo, sabemos que ele impede que os direitos
fundamentais sejam acessados de forma igualitária, aumentando o adoecimento e até a taxa de mortalidade da população negra no Brasil.
No episódio de hoje, convidamos duas profissionais da área da saúde para falar sobre suas trajetórias de formação profissional e acadêmica e nos falar sobre as barreiras que o racismo estrutural levanta para o acesso de qualidade a pessoas negras a serviços de saúde.