A Encontroteca é o acervo digital do Encontro de Culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que acontece há mais de 20 anos na Vila de São Jorge, Goiás.
Neste segundo episódio da Encontroteca na rádio : Lenine
Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido por todos como Lenine é cantor, produtor musical e arranjador. Como ele se define: cantautor. Nasceu no dia 2 de fevereiro de 1959. Recifense-carioca, brasileiro do mundo, traz em suas composições influências de manifestações culturais de seu País e de inúmeros gêneros musicais, desconsiderando rótulos ou classificações.
De fala mansa e gingado próprio, Lenine começou o show apenas com voz e violão, marca da turnê intimista de comemoração. No repertório, o músico relembrou músicas do álbum Olho de Peixe e outros sucessos como Jack Soul Brasileiro, A rede, O homem dos olhos de raio x. "Música é igual filho. E como pai eu tendo a dar mais atenção para os mais novos”: foi assim que Lenine anunciou o repertório das músicas do álbum Chão. Para o público não importava se a música era antiga ou nova, a maioria sabia a letra e quem não sabia arriscava palavras soltas para poder fazer parte do show. Cerca de 5 mil pessoas estavam presentes.
Entre uma música e outra, Lenine interagia com o público e compartilhava o prazer de tocar no Encontro: “se depender de mim, isso vira tradição. Vocês vão ter que me aguentar todos os anos”. Outro prazer latente para o músico era poder tocar as músicas da forma como foram feitas, naquele jeito intimista, apenas voz e violão. No meio do show, Lenine fez um pedido a todos: “vamos aplaudir esse Encontro que tem como foco a diversidade”.
Lenine encantou e se encantou com a atmosfera do Encontro de Culturas. Em entrevista, ele fala um pouco da experiência de visitar pela primeira vez a Chapada dos Veadeiros e comemorar 30 anos de carreira no Encontro de Culturas.
Encontroteca na Rádio - produção e edição Elô Barbosa
Siga http://www.instagram.com/saojorgeradio
Escute http://www.radios.com.br/play/155719