São estimados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, em 2021. Este é o tipo mais comum da doença, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer. No entanto, ainda de acordo com o INCA, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.
Falar sobre o assunto, para que mais pessoas tenham acesso a informação, é uma das iniciativas promovidas pelo Outubro Rosa, um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce.
Recentemente, o movimento também incluiu o câncer de colo de útero em sua pauta. Estima-se que mais de 16 mil casos sejam diagnosticados no País só neste ano. Os cânceres de pele, cólon e reto, pulmão e tireoide também figuram entre os mais frequentes entre as mulheres.
Neste episódio do Arena de Ideias, debatemos sobre a saúde da mulher com duas sobreviventes do câncer: Giovanna Jardim, Gerente Global, e Lilian Saldanha, Coordenadora de Comunicação Organizacional, ambas da Oficina.