Listen

Description

O inconsciente é o Narcisismo da pessoa, agindo pelo verso.

O inconsciente foi o Narcisismo agindo pelo verso de Freud, em seu desejo de se tornar renomado, tal como publicou em carta a Fliess em 12 de junho de 1900:

“Querido Wilhelm, Afora isso, a vida em Bellevue tem-se mostrado muito agradável para todos. As noites e manhãs são encantadoras; o aroma dos lilases e laburnos foi sucedido pelo das acácias e jasmins; as rosas silvestres estão desabrochando e tudo, como também eu observo, acontece subitamente. Você acha que, algum dia, será possível ler numa placa de mármore nesta casa, “Aqui, no dia 24 de julho de 1895, o segredo do sonho se revelou ao Dr. Sigm. Freud”?”

Freud não tinha plena consciência que o Narcisismo agia nele, vindo a descobrir em 1914, quando publicou "O Narcisismo".

O Narcisismo da pessoa age nela sem que ela tenha qualquer consciência de sua ação.

Narcisismo é conquistar o olhar para si, e uma das formas de ter esse olhar é por meio de uma grande descoberta científica.

Por exemplo, o teorema de Pitágoras, que tornou seu criador um dos nomes mais renomados.

O Narcisismo pode se manifestar na atitude de Anitta exibindo o ânus sendo tatuado, de Sandra, indo fazer sexo com mendigo, ou na choradeira de Virgínia Woolf, em sua inveja do masculino mostrada por meio do personagem Orlando.

"Tudo é Narcisismo", sendo necessário reconhecer para discernir.

A pessoa pode exibir-se do jeito que ela quiser para conquistar os olhares do público.

Uma engenheira, com extrema dificuldade de exercer a engenharia, foi admitida na Vale por seu marido, e publicava "Eu fui a primeira engenheira a entrar na Vale, a única mulher entre os homens", omitindo o nome do marido, queria aparecer socialmente como poderosa.

Quarenta anos depois, demitiu o marido, agora idoso, do relacionamento, publicando o texto "Unbekannt, minha vida com um psicótico".

Ela queria se tornar conhecida na sociedade.

E o marido resolveu ajudá-la a se promover publicando seu texto em livro.

Dentro em breve o leitor terá em mãos um dos mais belos casos clínicos da humanidade retratado pelo marido da feminista.

A mulher é a grande fonte de inspiração dos homens, provocadora de guerras, revoluções, queda de impérios, destruição de famílias, o homem vai à morte por uma mulher, e ela merece, pelo poder que exerce sobre ele.

O inconsciente é o Narcisismo agindo de modo inconsciente na pessoa, levando-a a cometer as maiores gafes - atos falhos - chistes, sintomas, sonhos perturbações mentais as mais diversas.

Quando inteligentemente aproveitado, o inconsciente Narcísico pode levar às grandes produções da humanidade, como os valiosíssimos potes de fezes de Piero Manzoni, uma verdadeira obra prima.

Obra única porque ninguém mais terá o sucesso de Manzoni caso venha a enlatar suas fezes como obra de arte.

O estudo do inconsciente pelo ponto de vista do Narcisismo está apenas começando, e promete revirar o conhecimento humano: "tudo é Narcisismo".

Jacques Lacan deu-se conta do seu Narcisismo quando foi analisar Joyce, e terminou sendo analisado por ele: a obra de Joyce analisou Lacan, que desistiu da psicanálise, e afirmou "tudo é corpo falante".

Confirmando a tese de Michel Foucault:

“Nunca a psicologia poderá dizer a verdade sobre a loucura, já que é esta que detém a verdade sobre a psicologia” (Michel Foucault, Doença mental e psicologia, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975, p. 85)

A verdade da psicologia está na loucura humana, como tão bem mostra Anitta, Manzoni, Pitágoras.

E também este texto.