O episódio de hoje conta a trajetória de uma professora, historiadora e feminista que também dedicou grande parte das suas pesquisas a estudar o processo histórico de constituição da professora e as relações de poder e de gênero na educação. Nossa conversa é com a Diva Muniz, docente aposentada da UnB.
Diva, que trabalhou mais de meio século como professora, relata um pouco de sua história pessoal e profissional, pois segundo ela "basta me ver para saber minha profissão".
Ela falou sobre silêncios, superioridade masculina, escolas e profissões consideradas femininas, desigualdade salarial, resistências, lutas dentro e fora do ambiente universitário.
Temos orgulho de apresentar pra você essa história, cuja historiadora se empenhou em quebrar as análises da história tradicional, e enfrentou o preconceito que a tradição nessa área infligiu em pesquisas consideradas de "perfumaria", ou menos importantes.
Tá imperdível!
Entrevistada: Prof.a Dr.a Diva do Couto Contijo Muniz (UnB)
Equipe de Produção (projeto e execução):
Direção Geral, Coordenação, Pesquisa, Roteiro e Locução: Cláudia Maia (Unimontes) e Andréa Bandeira (UPE)
Edição de áudio e Locução: Andréa Bandeira e Indiara Launa Teodoro (UPE)
Pesquisa gráfica, Arte e Social media: Kaoana Sopelsa (Unioeste) e Maria Clara de Oliveira (Unimontes)
Colaboração: Ana Carolina Coelho (UFG)
Trilha sonora: Ekena, Todxs Putxs (2017)
Realização: Universidade de Pernambuco/FENSG/NUPESC; PPGH da Universidade Estadual de Montes Claros e GT GÊNERO ANPUH Brasil
País/Ano: Brasil/2020