A Pelagra é uma doença causada pela deficiência da vitamina B3 também conhecido como vitamina PP ou ácido nicotínico, a deficiência pode acontecer devido ao baixo consumo de alimentos ricos em vitamina B3 ou como consequência da má absorção dessa vitamina no intestino o que pode ser devido à doença de Crohn.
A pelagra era desconhecida pelos médicos do mundo antigo e da Idade Média. Foi descrita inicialmente pelo médico Gaspar Casal na Espanha, que a observou nos arredores da cidade de Oviedo, na Astúria. Os habitantes do local chamavam-na de "Mal de la Rosa" e CASAL, que só publicou suas observações em 1762.
Uma forma de deficiência de niacina é causada por uma deficiência de niacina e triptofano (um aminoácido). Está forma provoca uma doença chamada pelagra, que afeta a pele, o trato digestivo e o cérebro. A pelagra se desenvolve apenas se a dieta for deficiente em niacina e triptofano como citado anteriormente, pois o organismo pode converter o triptofano em niacina.
O tratamento da pelagra é feito com reposição de vitamina B3 a reposição pode ser realizada com nicotinamida ou ácido nicotínico é importante realizar a reposição com nicotinamida pelo menor número de efeitos contrários.
Sobre a prevenção: A melhor maneira de se identificar tal deficiência é por meio do exame de sangue e a partir das taxas de niacina presentes na urina. A forma mais eficaz para prevenir a Pelagra é por meio de uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais, evitando assim basear a alimentação em apenas um alimento que neste caso é o milho e assim ocasionar deficiências ou excesso de nutrientes.
Discentes: Integrantes: Adolfo Henrique Andrade dos Santos; Christian Aparecido Costa Leite; Mickael Amorim Silva; Rayara Luana Ramos Ferreira de Souza e Sarah Cavalcanti da Silva.
Docente: Priscilla Barbosa Sales de Albuquerque