Listen

Description

Depois do ápice do juízo no capítulo anterior, agora lemos uma lamentação sobre o povo de Israel (v.2). Mas veja como é insistente, maravilhoso o amor de Deus! O Senhor revela que seu intuito é avisar justamente para que esses juízos sejam evitados e a situação possa ser revertida: "Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivei" (v.4). 

Mas esclarece que eles não devem buscá-lo com aquele sistema religioso corrupto, misturando o Senhor com aquela idolatria. E então insiste com eles: "Buscai ao Senhor e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague" (v.6). É incrível que mesmo dizendo algo como "sei serem muitas as vossas transgressões e graves os seus pecados" o Senhor, por amor, insiste tanto com o seu povo rebelde. 

Aparentemente o povo de Israel não apenas não reconhecia a sua maldade, mas ainda mantinham a aparência religiosa (v.21-24). Aquelas cerimônias sem um coração que correspondesse ao que elas queriam dizer, era algo desprezível. Até os cânticos Deus chamou de barulho, ruído. 

Amós 5 deixa muito claro que nossa religião precisa ser atestada pela nossa vida prática. Nossos louvores não são mais do que barulho para Deus se não vêm de um coração sincero. Como diz João: "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade" (1 João 3:18). Essa é uma reflexão para mim. Eu preciso amar o meu próximo como me amo. E louvado seja Deus por sua palavra que me ajuda a enxergar isso!

Leia Amós 5 #RPSP