Listen

Description

Vivendo em prosperidade material, os israelitas estavam em total despreparo, preguiçosos, achando-se melhores do que as outras nações e fazendo festanças, enquanto ignoravam completamente as injustiças e a maldade que se proliferavam na nação. No lugar de ser um reino de testemunhas sobre o amor e a justiça de Deus, eles se tornaram iguais ou piores aos povos de Canaã. E apesar disso, estavam totalmente despreocupados com os juízos de Deus (v.3), em comodismo, preguiça e indiferença (v.4). 

Que pena! Quanto sofrimento desnecessário, mas quanta indiferença! Como o pecado cega! Um reino cheio de maldade, imoralidades, opressão e injustiças, enquanto eles se espreguiçavam na cama, achavam-se melhores do que os outros, faziam festanças e ignoravam completamente o estado deplorável da sua condição diante de Deus.

Amós 6 é o demonstrativo da indiferença. Mas não podemos condenar os israelitas e não refletir sobre a nossa própria condição também. Jesus falou que a nossa condição é semelhante à de Israel nos dias de Amós (Ap.3:15-17). Nós também não conseguimos enxergar a tristeza da nossa condição diante de Deus!

Assim como o Senhor enviou Amós por amá-los e querer salvá-los, a motivação de Jesus sobre nós é a mesma. Ele repreende e disciplina porque ama, porque nos ama! Que o Senhor abra os nossos olhos para vermos o estado da nossa condição de miséria moral diante dEle. E que isso nos leve à humildade e à mudança de procedimento, para que nossas obras sejam condizentes com nossa fé.

Leia Amós 6 #RPSP