Listen

Description

Pela primeira vez, o povo de Israel reage às profecias de Amós (v.10,11). Amazias muito provavelmente era um sacerdote idólatra. E ao invés de se arrepender e guiar o povo com sua influência, preferiu acusar o profeta de conspirador nacional.

Amazias mandou que Amós fosse embora e que não profetizasse mais (v.12,13). Na sua humildade, Amós reconhece que não era profeta (v.14). Ele era um simples "boieiro e colhedor de sicômoros" (v.14). Ou seja, não havia interesse pessoal nele para levar aquelas mensagens. E justificou: "Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel" (v.15).

Na sua simplicidade, não possuindo um cargo importante e nem sendo profeta, Amós estava ali cumprindo a sua parte. E isso nos mostra que todos nós, tenhamos cargos ou não, mesmo que fôssemos simples boieiros e catadores de figos, podemos cumprir a missão de pregar o evangelho que o Senhor nos confiou.

Os juízos de Deus sobre o mundo também estão para vir assim como estavam chegando em Israel, e Jesus nos deu a tarefa: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc.16:15,16). Agora é escolher se ficaremos como Amazias preferindo que a Palavra de Deus não seja anunciada, ou se tomaremos parte como Amós, ainda que simples catador de figos, mas fiel ao seu dever. O Senhor também nos chama para a missão dos nossos dias, e nossa falta de cargo não é uma desculpa.

Leia Amós 7 #RPSP