Listen

Description

Ao abrir Daniel 4, descobrimos que o autor deste capítulo é o próprio Nabucodonosor! Explica que pareceu a ele importante que todo mundo soubesse como ele foi convertido, e que também reconhecessem, como ele mesmo veio a reconhecer, o Altíssimo (v.3). Agora diz que o verdadeiro reino que dura para sempre, é somente o reino de Deus.

Ele teve um segundo sonho. Uma árvore enorme e muito frutífera deveria ser derrubada, os ramos cortados, as folhas arrancadas e os frutos espalhados. E até os animais deveriam ser espantados dali. Apenas o toco com as raízes restaria na terra, mas preso com correntes de ferro e de bronze. Daniel explica que o próprio rei é aquela árvore e o que aconteceria com ele (v.25). 

Nabucodonosor perdeu o juízo, foi expulso do convívio humano e começou a desenvolver comportamentos animalescos. Comia capim, morava no mato e o cabelo e pêlos do seu corpo ficaram enormes. "Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração" (v.34).

Finalmente, o orgulhoso Nabucodonosor havia entendido que era apenas um simples mortal, como todos os outros, e também carente da misericórdia de Deus. Agora havia gratidão no coração desse rei por ter sido humilhado. Essa foi a fase mais importante de Nabucodonosor, pois assim Deus salvou a sua vida.

Leia #RPSP Daniel 4