Listen

Description

Ezequiel 10 apresenta a continuação da mesma visão iniciada no capítulo 8, sobre o passeio virtual pelo templo em Jerusalém, a fim de lhe mostrar as abominações praticadas ali, simbolizando o que acontecia em toda a cidade.

O mesmo homem de linho, que deveria marcar as testas dos que ainda eram fiéis a Deus em Jerusalém, reaparece aqui já tendo completado sua tarefa (Ez.9:11). E deveria completá-la antes que o Senhor trouxesse juízo sobre Jerusalém, simbolizando que os fiéis a Deus não seriam atingidos pelas consequências dos pecados dos rebeldes.

Agora, o mesmo homem de linho é ordenado a "encher as mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalhá-las sobre a cidade" (v.2). Todos esses elementos também estão nas descrições contidas em Apocalipse 4, 7 e 8. A brasa do altar, ao tempo que purificou Isaías (Is.6:6,7) ao reconhecer sua pecaminosidade, também traz juízos sobre a terra aos que não se arrependem dos seus pecados (Ap.8,9:4).

Apesar das descrições maravilhosas e completamente diferentes de qualquer realidade conhecida para nós sobre os querubins e as manifestações da glória de Deus, a essência de Ezequiel 10 é mostrar que depois de serem selados os servos fiéis a Deus, viria o momento para o juízo sobre Jerusalém por causa das suas abominações. Essas descrições são reaplicadas em Apocalipse para mostrar que nos últimos dias, depois de um selamento em toda a terra, separando os fiéis a Deus, o Senhor também trará juízo sobre o mundo para os que não se arrependerem.

Leia Ezequiel 10 #RPSP