Listen

Description

O Senhor inspirou Ezequiel com um lamento, uma canção de tristeza, sobre os príncipes de Israel, do quanto sua teimosia já havia custado caro à nação. Ezequiel 19 é uma canção de duas parábolas. Na primeira, uma leoa cria dois leõezinhos que aprendem a caçar homens. A leoa, representando o reino de Judá, criou reis que aprenderam a caçar os reinos. Compreendemos essa parábola à luz de 2 Reis 23 a 25. 

O primeiro leão, levado ao Egito, foi Joacaz, capturado por faraó Neco. E o segundo, Joaquim, que foi levado à Babilônia por Nabucodonosor. Mas ainda há uma segunda parábola, de uma videira plantada próximo a muitas águas, frutífera e com muitos ramos. A videira também era Judá em Jerusalém, que foi rica e próspera. Ela teve galhos fortes para fazer cetros de reis, mas foi arrancada, secou-se o seu fruto, os galhos foram quebrados e por fim queimados. Pois seus reis acabaram derrotados, e na última invasão de Babilônia, Jerusalém seria queimada e deixada deserta.

Essa canção ficaria para as gerações futuras, e lembraria do que os antigos príncipes fizeram. Era parte do plano de Deus para restaurar a próxima geração de Israel, com líderes que ouvissem os profetas de Deus. Um antigo rei de Israel havia dito "Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis" (2Cr.20:20). Esse foi o erro do povo de Judá, mas resta saber se aprenderemos com os erros deles para crer no Senhor e ouvir seus profetas, ou persistiremos na nossa teimosia autodestrutiva.

Leia Ezequiel 19 #RPSP