Listen

Description

Os anciãos foram visitar Ezequiel para consultar a Deus. Mas o povo ainda não havia abandonado os ídolos que aprenderam a servir em Canaã, e é possível que o Senhor quisesse levar essa mensagem ao restante do povo por meio dos anciãos.

Deus relembra a história de cuidados por seu povo, e ao mesmo tempo toda a rebeldia deles em 4 fases: 1 - Quando estavam no Egito; 2 - Depois de os tirar do Egito e levá-los ao deserto; 3 - Aos filhos deles, uma nova geração no deserto; 4 - Quando já estavam na terra prometida, até a geração atual, que foi visitar Ezequiel.

Eles queriam libertação para voltar a ser como os povos de Canaã, "servindo às árvores e às pedras". O Senhor diz que não: "sujeitarei à disciplina da aliança". Deus estava operando no coração deles com o sofrimento do exílio, e faria uma separação entre os rebeldes para não entrarem na terra de Israel. O capítulo encerra com promessas para um remanescente fiel, que Deus reuniria de novo em Israel para ser o seu povo eleito. Ali, lembrariam do mal que fizeram, e "teriam nojo de si mesmos", com um coração finalmente convertido.

A história de Israel é uma alegoria para nós. Estamos em nosso exílio espiritual, espalhados pelo mundo e o Senhor tem tido misericórdia; mas quando chegar a hora, não permitirá que entre na sua terra quem mantém os ídolos que conheceu nesse mundo. "Ninguém pode servir a dois senhores" (Mt.6:24). "Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo". (Rm.9:27)

Leia Ezequiel 20 #RPSP