Listen

Description

Esse é o terceiro e último capítulo de Ezequiel da sequência de profecias sobre Tiro. Mas aqui, o alvo da mensagem não é a cidade, mas o rei de Tiro diretamente. Governando uma nação tão rica e influente, o rei de Tiro corrompeu seu coração com um orgulho tão grande, que passou a se considerar um deus (v.2).

Na segunda parte, encontramos uma das maiores revelações da Bíblia, não sobre o rei de Tiro, mas sobre Satanás. Ocorre que como o rei de Tiro se corrompeu por causa do seu orgulho, o Senhor traz uma profecia de dupla aplicação, e aproveita o contexto para explicar a própria origem do mal no coração de Lúcifer.

Por isso, Deus se utilizou do orgulho do rei de Tiro para explicar a origem do próprio mal no universo. Assim, Deus profetiza a sua destruição final: "fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam" (v.18). A cena é a mesma descrita em Apocalipse 20 sobre o juízo final depois do milênio.

O capítulo termina com uma profecia contra Sidom, uma outra cidade normalmente associada a Tiro e de localização próxima. O Senhor explica o motivo de executar juízo sobre todos esses povos ao redor de Canaã. Da mesma forma, quando o Senhor executar juízo sobre as nações do mundo inteiro e sobre o originador do pecado, finalmente o seu povo poderá habitar seguro no mundo, "e saberão que eu sou o Senhor, seu Deus".

Leia Ezequiel 28 #RPSP