Listen

Description

Ezequiel 29 mostra uma outra nação que receberia os juízos do Senhor, o Egito. Os egípcios testemunharam as pragas e a humilhação dos seus falsos deuses diante do poder do Deus dos hebreus, mas nunca se arrependeram. Ainda era uma nação riquíssima, uma das mais poderosas e banhada por um dos rios mais importantes da época, o rio Nilo. Ele tornava as terras do Egito muito férteis, e permitia aos egípcios sua sobrevivência. 

Por isso, o Senhor utiliza o símbolo de um "crocodilo enorme que se deita no meio dos rios e que diz: o rio é meu, e eu o fiz para mim mesmo" (v.3), e diz que colocaria anzóis no seu queixo com todos os peixes que se apegavam às suas escamas, e os lançaria no deserto. E então profetiza: "A terra do Egito se tornará em desolação e deserto" (v.8,9).

Por causa do seu antigo poder, os israelitas costumavam voltar ao Egito e pedir-lhe socorro em situações de aperto e guerra, em vez de confiar no Senhor. Mas ao remover o poder dos egípcios, eles não teriam mais a expectativa de procurar socorro no Egito, mas precisariam confiar no Senhor.

Deus permite certas perdas em nossa vida a fim de recebermos a mesma lição. O Senhor é o nosso único apoio real que temos nesse mundo. Todos os demais se mostrarão como esse bordão que quebra depois de um tempo, e ao quebrar nos fere. E Deus permite para percebermos que nosso verdadeiro apoio vem do Senhor. Davi demonstra essa confiança quando escreveu: "o teu bordão e o teu cajado me consolam" Salmos 23:4.

Leia Ezequiel 29 #RPSP