Ezequiel ainda está tendo a mesma visão que começou no capítulo 1, vendo a glória de Cristo em seu trono. E agora ele estava sendo comissionado como mensageiro de Deus para o povo de Israel, a quem chama de povo rebelde.
Rebelde é o adjetivo que o Senhor mais repete aqui (ver versos 3, 4, 5, 6, 7 e 8) ao descrever o seu povo. Dos dez versos do capítulo, em seis o Senhor os chama de rebeldes. E Ezequiel deveria pregar a este povo mesmo, "quer ouçam, quer deixem de ouvir" (v.5,7) - pois Deus ainda queria salvá-los.
Mas o que é rebeldia para com Deus? É a persistência no erro voluntário. É a desobediência contra a vontade de Deus mesmo quando temos consciência disso e escolhemos permanecer no pecado, preferindo fazer a nossa vontade. Essa é a principal característica descrita aqui por Deus sobre o pecado do seu povo. Isso é rebeldia. A Bíblia também descreve assim: "a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar" (1Sm.15:23).
Muitas pessoas condenam a feitiçaria e a idolatria, mas a insistência no pecado consciente é a mesma coisa para Deus. E foi a rebeldia que endureceu o coração do seu povo até destruí-los. É verdade que todos nós erramos, mas o pecado consciente é a forma mais clara de rejeitar o Senhor. Não permita que sua vida chegue a este fim. Deus chamou a Ezequiel porque havia perdão para o seu povo, como há perdão para você também. Se buscá-lo, o Senhor lhe receberá dando força e graça para vencer.
Leia Ezequiel 2 #RPSP