Listen

Description

Em Ezequiel 30 o profeta anuncia "o Dia do Senhor" sobre o Egito. O dia de juízo, do acerto de contas de uma nação para com Deus, quando o Senhor traz sobre um povo iníquo os resultados das suas transgressões das quais não se arrependem. Assim, Ezequiel diz claramente: "A espada virá contra o Egito... o seu povo será levado para o cativeiro, e serão destruídos os seus fundamentos" (v.4). 

O Senhor repete aqui que seria Nabucodonosor o executor da sua vontade sobre o Egito (v.10). E fala especificamente de Mênfis, uma cidade repleta de imagens da religião egípcia, e hoje é um verdadeiro museu a céu aberto. Por isso, o Senhor disse: "Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis" (v.13). 

Essas mensagens de juízo do Senhor sobre o Egito podem ser claramente atestadas por qualquer pessoa hoje. Da pompa e do orgulho do Egito sobraram apenas os seus grandes monumentos e toda a riqueza dos faraós que a arqueologia tem revelado, mas a Palavra do Senhor perdura até hoje. 

O que foi o Egito e o que é hoje, é só mais uma evidência dentre tantas de que todos os reinos desse mundo passarão. Como disse Isaías: "Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente" Isaías 40:7,8. Mas Deus promete um reino que será reinado por Cristo, e esse "não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre" (Dn.2:44). É para esse reino que ele disse que devemos nos preparar.

Leia Ezequiel 30 #RPSP