Listen

Description

Ezequiel 34 inicia com uma profecia contra os líderes espirituais de Israel. E a situação atual do povo era a pior possível: a nação havia sido invadida várias vezes, Jerusalém foi destruída e o povo estava espalhado entre vários países. O Senhor usa essa analogia do pastor e seu cuidado com as ovelhas para expressar a responsabilidade do cuidado espiritual que os líderes têm com o povo do Senhor. 

Por isso, na primeira metade do capítulo o Senhor os condena por sua negligência e por terem se aproveitado do rebanho. Ou seja, seu povo estava daquela forma machucado, disperso, sem orientação e espalhado, como ovelhas também por culpa dos pastores.

Mas para além de tão somente condenar os pastores infiéis, o Senhor está muito mais preocupado com seu povo, seu rebanho. A linguagem é a mais terna e carinhosa possível: "Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. [...] A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça" (v.11,16).

Ezequiel 34 nos relembra esse convite de Cristo, e deixa a nosso critério a escolha de fazermos parte desse rebanho. Não haverá outro. E quando Jesus voltar para reunir seu rebanho, então serão cumpridas as palavras de Apocalipse 7:16,17: "Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida".

Leia Ezequiel 34 #RPSP