Listen

Description

Ao ler Ezequiel 36, vemos Deus expressar sentimentos e desejos como se fosse um ser humano. O Senhor fala numa linguagem humana para que possamos entender a Sua Palavra. Apesar de o capítulo conter belas promessas de restauração, também é possível perceber o quanto o Senhor está triste por tudo o que seu povo fez. 

Aparentemente, Deus prefere se referir diretamente à terra do que ao seu povo como uma forma de protesto. Deus está prometendo cuidar dos montes, dos outeiros e dos vales, mas não diretamente do seu povo nessa primeira parte. Deus os restauraria, mas para que a terra fosse outra vez bem cuidada.

É aí que entra a segunda parte do capítulo. Deus diz ter tido compaixão do seu próprio nome que os israelitas profanaram para onde foram espalhados no exílio. Mas por que Deus se preocuparia com seu nome? Na verdade, o nome significa o caráter, e os israelitas tinham dado um mau testemunho sobre o caráter de Deus, atrapalhando os outros povos de conhecê-Lo para que fossem salvos.

Ezequiel 36 nos mostra como o Senhor se entristece por causa dos nossos pecados, mas ao mesmo tempo o quanto seu desejo profundo é salvar. E a própria forma de protesto do Senhor tinha o intuito de levá-los ao arrependimento. A bondade de Deus que nos restaura quando nos sentimos indignos e pecadores, e nos leva a um arrependimento por meio do qual Ele pode novamente abençoar a nossa vida. Foi assim com o povo de Israel, e pode ser assim conosco se aprendermos as lições que eles nos deixaram.

Leia Ezequiel 36 #RPSP