Listen

Description

Em Ezequiel 39, enxergando com a compreensão voltada para a situação dos exilados, e não pensando em um paralelo Apocalíptico, em linhas gerais, podemos compreender que independente de quem fosse Gogue, e a despeito dos numerosos exércitos que reunisse contra o povo de Israel quando fosse trazido de volta do seu cativeiro, o Senhor se mostra a par de todas as possibilidades e pronto para defender o seu povo.

O período do exílio foi a experiência mais dramática do antigo Israel de Deus. Mas depois de tudo o que viveram, as experiências do passado seriviram para aperfeiçoá-los no temor de Deus, de modo que nos novos dias que o Senhor lhes estava preparando "Esquecerão a sua vergonha e toda a perfídia com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante" (v.26).

Olhando para a experiência deles, quantas lições não temos aprendido para não repetirmos os mesmos erros, e saber que, ainda que tenhamos errado, se nos arrependermos, chegarão novos dias em que esqueceremos todos os males e seus sofrimentos. Tudo depende das escolhas que faremos agora.

Assim como aos exilados de Israel em Babilônia, podemos aplicar essas mesmas promessas a nós enquanto atravessamos o exílio desse mundo, até que Jesus nos reúna de todas as nações por onde estamos espalhados como povo de Deus, e nos leve para habitar em segurança na Nova Jerusalém, como disse Ezequiel aqui, finalmente habitaremos seguros, sem haver quem nos espante.

Leia Ezequiel 39 #RPSP