Listen

Description

Era o sexto ano do seu cativeiro em Babilônia, quando Ezequiel, em casa, é visitado por anciãos de Judá, também deportados, e ali recebe visões de Deus, que o leva para um passeio virtual pelo templo em Jerusalém.

Era o mesmo templo construído por Salomão, obra monumental e escolhida pelo Senhor para habitar com seu povo. Mas agora, Deus revela a Ezequiel como o templo estava cheio de abominações, e a cada etapa do passeio, o Senhor mostra uma abominação maior do que a anterior.

O povo havia espalhado imagens dos deuses de Canaã pelo templo. E quanto mais para o interior, que Deus consagrou para sua presença, pior ficava. Logo à entrada, havia uma escultura de um ídolo. Nas câmaras do templo, até os anciãos ofereciam incenso às imagens de animais pintados nas paredes. À entrada do próprio templo em si, mulheres sentadas choravam por Tamuz - um ritual anual a esta divindade que seria senhor dos campos. Acreditavam que ele morria, e então a terra parava de produzir, e sua irmã e esposa, descia para ressuscitá-lo trazendo renovação. Por fim, Deus leva Ezequiel para o átrio de dentro da Casa do Senhor, e lá estavam 25 homens, possivelmente sacerdotes, de costas para o templo e adorando o Sol, também tido como deus em Canaã.

A idolatria de Judá havia chegado ao ponto de usar o próprio templo, consagrado pelo Senhor, para adorar os deuses. E o Senhor disse que eles faziam isso "para me afastar do meu santuário" (v.6) - eram eles quem não queriam mais a presença de Deus.

Vale lembrar que eles ainda jejuavam e iam ao templo também para adorar o Senhor. Ou seja, eles queriam conciliar a adoração aos ídolos e a Deus ao mesmo tempo. Mas será que para adorar um falso deus nós precisamos de uma imagem dele? Jesus explica que não: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mateus 6:24. Qualquer coisa que roube nossa dedicação ao Senhor torna-se um ídolo como Tamuz, e assim estamos afastando o Senhor de nós, a quem Ele deseja ter como seu santuário sagrado (1Co.3:16).

Leia Ezequiel 8 #RPSP