Listen

Description

O segundo capítulo de Gênesis começa como uma continuação perfeita do primeiro. Portanto, "no sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou" (v.2). Por que Gênesis diz que Deus descansou, se ele não se cansa? Gênesis diz que Deus reservou o sétimo dia para cessar a criação, muito mais no sentido de contemplar do que no sentido de que precisou de descanso por estar exausto.

O restante do capítulo está dividido em duas seções que especificam com mais detalhes o breve relato que foi dado no capítulo 1 sobre a criação do ser humano. Dos versos 4 a 17, Moisés detalha a criação do homem. E dos versos 18 a 23, a criação da mulher. Depois de explicadas nossas origens, o capítulo termina com Deus instituindo o casamento, para que o homem formasse com sua mulher uma unidade inseparável, a família.

O casamento é a segunda instituição feita por Deus na criação do mundo depois do sábado. É uma instituição tão eterna e sagrada quanto as demais criações de Deus, e para preservá-lo, também foi registrada na Lei ao dizer: "não adulterarás". Ou como disse Jesus, "o que Deus uniu não o separe o homem".

O capítulo termina com uma citação curta que dará abertura para o capítulo seguinte. A felicidade do casal em meio a natureza perfeita do gigantesco jardim do Éden era uma felicidade completa. Vivendo a plenitude dos propósitos para os quais foram criados. E nós precisamos dessa noção para entender o que vai acontecer no próximo capítulo.