Gênesis 3 é um capítulo central na história da redenção. Nele, podemos entender como se deu a queda do ser humano da presença de Deus, quando vivia em santidade e em perfeita harmonia com toda a beleza e perfeição do mundo recém criado das mãos de Deus, para chegar o estado de depravação que tem se aprofundado até os dias de hoje.
No relato de Gênesis 3, a serpente aparece de pronto falando com a mulher, e não vemos aqui a presença do seu esposo durante este diálogo. Ao que tudo indica, a serpente estava sendo usada como um disfarce no exato momento em que a mulher estava sem a companhia de seu marido. Estando sozinha, estava mais indefesa.
Ao invés de confiar na distinção de que Deus sabia o que era o bem e o mal, o ser humano entraria na rebelião de satanás para ele próprio dizer o que era o bem e o mal. Deus não mais governaria o homem, mas este governaria a si próprio.
Gênesis 3:15 é um dos versos mais importantes no Plano da Redenção. Observe que Deus prometeu que haveria uma luta entre a serpente e a mulher, e entre a descendência da serpente e o descendente da mulher. Esse conflito é abordado nas Escrituras de forma que enquanto a serpente simboliza satanás, a mulher é um símbolo bíblico para a igreja, o povo de Deus.
Toda a esperança do homem passou a residir na promessa do descendente que venceria a serpente, e então poderia levá-los de volta ao jardim edênico da presença de Deus, cujo fruto da comunhão nos permite viver com Ele para sempre.