Listen

Description

Habacuque parece estar inconformado com tanta iniquidade que via. Ele diz que clamava a Deus mas até então não tinha tido uma resposta (v.2). Os primeiros versos são uma sequência de inconformidades, questionando a Deus por que Ele lhe permitia ver tanta maldade, corrupção, injustiça, e homens perversos afrontando justos.

É interessante que encontramos um livro da Bíblia cheio de sinceridade. Ele era um profeta do Senhor, inspirado pelo Espírito Santo, mas não deixava de ter suas limitações, dúvidas e fragilidades como qualquer ser humano. Mas vamos aprender uma lição importante com esse profeta questionador: nós simplesmente não estamos preparados para entender todas as respostas de Deus. 

Habacuque realmente chega a questionar ao Senhor, mas em nenhum momento desconfia dEle. O profeta não entende por que as coisas acontecem de uma forma que lhe parece injusta, mas não há um pingo de desconfiança da justiça de Deus. No fundo, o questionamento de Habacuque nem é diretamente contra a justiça de Deus, mas à falta de compreensão dele próprio de como a justiça de Deus opera no meio de um mundo injusto. 

Podemos aprender que ainda que não sejamos capazes de entender esse mundo injusto, podemos continuar confiando num Deus que é todo amor e justiça. Para aquilo sobre a justiça de Deus em que falha o nosso entendimento, podemos confiar no que aprendemos dEle por meio do nosso relacionamento. Confiança é uma chave que liberta.

Leia Habacuque 1 #RPSP