Listen

Description

O tempo da misericórdia de Deus sobre os povos de Canaã para que se arrependessem estava chegando ao fim, e Jeremias 49 registra, num só capítulo, diversas profecias de juízo sobre aqueles povos do Oriente Médio, que durante tanto tempo tiveram a oportunidade de se arrepender e abandonar as práticas abomináveis exigidas por suas falsas divindades.

Desses povos, temos os amonitas, uma nação irmã dos moabitas, já referenciada no capítulo anterior. Amom foi o irmão de Moabe, ambos filhos de Ló, o sobrinho de Abraão que escapou de Sodoma. Jeremias 49 também anuncia o juízo sobre os edomitas, descendentes de Esaú, o irmão de Jacó, e portanto neto de Abraão. Perceba que moabitas, amonitas e edomitas eram todas nações parentes dos israelitas, filhos de Jacó. E infelizmente, todas abandonaram o Senhor para servir os deuses imorais de Canaã.

Deus insistia pelo arrependimento de todos esses povos, mas todas as vezes em que as práticas abomináveis deles chegavam a um ponto insustentável, Deus precisava intervir a fim de conter o avanço do mal generalizado, e permitia que um outro reino servisse como instrumento de juízo. Portanto, Jeremias 49 registra essas e outras nações que chegaram a esse ponto como Damasco, a Arábia e Elão.

Todo esse cenário de juízo aos povos de Canaã naquela época, ilustra o juízo de Deus que conterá o mal generalizado do mundo no fim dos tempos. E não será novamente uma nação terrestre, mas o reino de Deus que virá para substituir todos os reinos desse mundo para sempre. Hoje é tempo para arrependimento, antes que os juízos venham para encerrar os reinos desse mundo, e possamos entrar no reino de Deus.

Leia Jeremias 49 #RPSP