Listen

Description

No capítulo anterior, o juízo de Deus sobre Babilônia ainda tinha algumas mensagens de restauração para o seu povo, mas Jeremias 51 é quase totalmente marcado pela destruição completa de Babilônia com detalhes, e repetindo ao seu povo: "Saí do meio dela, ó povo meu, e salve cada um a sua vida do brasume da ira do Senhor" (v.45).

Deus diz que Babilônia foi antes seu instrumento de juízo (v.7,20), mas seus pecados se acumularam a um ponto insustentável, e agora ela precisava ser julgada também (v.9). Dos seus pecados o Senhor descreve as imagens de escultura e a idolatria a Bel, sua principal divindade. E profetiza que ela seria tomada pelo império dos medos (v.11,28).

A quantidade de versos extraídos daqui para o Apocalipse é impressionante! Pois a história de Babilônia, sua influência sobre os povos e o juízo que Deus lhe decretou são referência para a Babilônia espiritual dos últimos dias. Era a nação mais poderosa do mundo, dominante e influente, mas no fim, foi completamente arrasada, e hoje sobram apenas as descobertas arqueológicas.

O falso sistema religioso dos últimos dias pode ser como Babilônia, poderoso, influente e dominante sobre a terra. Mas será julgado por desviar as pessoas do Senhor para um falso sistema de adoração. Assim como o povo de Deus foi chamado para sair de Babilônia e voltar à Jerusalém, Apocalipse revela que, no fim, apenas aquele que ouvir o chamado para sair dessa Babilônia espiritual será resgatado para ir à Nova Jerusalém, a morada dos salvos.

Leia Jeremias 51 #RPSP