Listen

Description

Chegamos ao fim do livro de Jeremias, e neste último capítulo, a intenção é nos mostrar a destruição final de Jerusalém devido a persistência do povo de Deus em desobedecer. Voltando no tempo, lembramos que Jeremias disse que o Senhor salvaria Zedequias se ele fizesse a vontade de Deus e se rendesse. Dessa forma, a cidade seria preservada, assim como a vida de Zedequias e sua família.

Mas a sua teimosia trouxe a destruição final de Jerusalém. Jeremias 52 resume assim: "Fez ele o que era mau perante o Senhor, conforme tudo quanto fizera Jeoaquim. Assim sucedeu por causa da ira do Senhor contra Jerusalém e contra Judá, a ponto de os rejeitar de sua presença; Zedequias rebelou-se contra o rei da Babilônia" (v.2,3). A rebelião dele e dos líderes da nação não era contra Nabucodonosor, mas contra Deus. E por três anos todo o povo esteve cercado e preso dentro da cidade, até passar fome.

Como sempre, desobedecer a Deus não valeu a pena, e por fim, a cidade foi perdida. O templo e as casas queimadas, e os muros de Jerusalém derrubados. Até os instrumentos sagrados do templo foram levados para Babilônia, e muitos foram mortos.

Essa longa e dolorosa história do povo de Deus foi registrada para extrairmos as lições dos seus erros e acertos. E algo é muito claro: nunca alguém se afastou de Deus e ficou melhor. Nunca alguém desobedeceu a Deus e se saiu bem. Se tem uma coisa que podemos aprender, é que o único caminho para a verdadeira felicidade encontra-se na obediência à vontade de Deus.

Leia Jeremias 52 #RPSP