Sem dúvidas, Jonas 2 é a oração mais inusitada de toda a Bíblia. O profeta estava dentro da barriga do grande peixe que o havia engolido quando angustiado, sentindo a morte, ele fez uma oração de angústia clamando ao Senhor. Mas há uma sinceridade linda e profunda nessa oração: "Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz" (v.2).
Na verdade, clamar ao Senhor em meio a angústia é uma situação para qual existe uma promessa de Deus: "E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás" (Salmos 50:15). O Senhor está mais interessado em que clamemos por ele do que na situação em que clamamos. Então, não importa o que você esteja vivendo, clame ao Senhor, busque o socorro dEle!
E é muito interessante notar que em sua oração, Jonas ainda estava dentro do peixe quando já dizia: "clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz". Ele orava como se sua oração já tivesse sido respondida! Mas apesar de expressar sua fé, a oração de Jonas descreve muito seus sentimentos de aflição e medo da morte.
Jonas 2 nos ensina que não importa a circunstância. Mesmo que estejamos literalmente no mais profundo abismo, mesmo que as águas da aflição literalmente estejam sobre nossas cabeças, podemos clamar ao Senhor no meio das nossas rebeldias e das aflições que elas nos causaram. E Deus nos ouvirá! Na sua angústia, clame ao Senhor!
Leia Jonas 2 #RPSP