Chegamos ao fim do livro das Lamentações, e depois de tanto expressar o sofrimento do seu povo, Jeremias começa este último capítulo pedindo para que Deus se lembre do que eles têm vivido e que olhe para como eles estão sendo humilhados.
E para isso, ele prossegue descrevendo mais dos infortúnios do exílio e da destruição da terra. Tudo exatamente como ele mesmo havia sido avisado por Deus e então anunciado ao povo e aos líderes de Jerusalém. Jeremias não carregava nenhuma culpa por ter deixado de avisar seus irmãos, mas agora sofria junto com eles pelas consequências.
Depois de descrever mais das coisas terríveis que aconteceram, de esvaziar o coração da dor que lhe afligia e de reconhecer que tudo era consequência de terem pecado (v.16), ele tem um pedido especial a fazer, e que é a concretização de toda a permissão de Deus para tanto sofrimento. Jeremias pede por conversão: "Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes" (v.21).
Se o pecado destruiu as bênçãos de Deus, só uma renovação do relacionamento que eles tinham com Deus poderia restaurá-las. Jeremias sabia que era isso o que Deus sempre quis, que seu povo voltasse para Ele para que enfim pudesse curá-los. E tendo isso em vista, Jeremias faz o pedido mais importante do livro das Lamentações: "converte-nos!". Assim é para nós. Tudo o que realmente importa na vida deriva do nosso relacionamento com Deus. E tudo o que o pecado quebrou, apenas a comunhão com Deus é capaz de restaurar.
Leia Lamentações 5 #RPSP