Listen

Description

O primeiro bloco foca na promessa da vinda do Messias. O próprio Jesus citou a primeira parte do verso 1 de Malaquias 3 para dizer que João Batista era o cumprimento dessa profecia (v.1, C. f. Mateus 11:10; Marcos 1:2; Lucas 7:27). Essa profecia de Malaquias 3 se refere a Cristo como o Mensageiro da Aliança, que de repente viria ao templo, e era tão esperado pelo povo de Israel durante todas as eras.

O segundo bloco de Malaquias trata sobre a infidelidade dos israelitas nos dízimos e ofertas. Deus estava querendo restabelecer a sua aliança com eles. Mas havia um problema, os israelitas não conseguiam reconhecer a necessidade de arrependimento (v.7). Ou seja, eles não percebiam mais o mal que praticavam. Foi preciso o Senhor dizer claramente: "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas" (v.8). Isso era muito sério! 

No terceiro e último bloco do capítulo, o Senhor confronta uma crença que difamava seu próprio caráter. Os israelitas estavam dizendo contra Deus que era inútil servi-lo, e que era em vão ser obediente, fiel. O Senhor diz que Ele está observando tudo, e que vai chegar o dia em que Ele mostrará a diferença (v.17,18).

Vale a pena ser fiel ao Senhor! Ele conhece os seus, e se aproxima o dia em que Ele vai mostrar a todos a diferença entre quem serve a Deus, e o que não o serve. Não se importe em que os outros pratiquem o mal. Seja fiel porque para Deus a maioria não importa. Ele vê você.

Leia Malaquias 3 #RPSP