Listen

Description

Em Mateus 13 encontramos uma coleção das parábolas de Jesus. Parábolas por meio das quais ele procurava explicar a natureza e o funcionamento do reino de Deus para os seus seguidores, desde quando ele é recebido no coração até as consequências para o fim dos tempos com relação a salvação individual.

As parábolas formavam um dos métodos mais comuns pelos quais Jesus ensinava. Uma forma muito didática de enriquecer a mensagem e gravar suas lições para nunca mais serem esquecidas. E essa forma de ensino é amplamente utilizada por escritores e professores para passar significados mais profundos do que uma explicação aberta poderia alcançar.

As parábolas serviam para um duplo propósito: esclarecer as verdades espirituais para quem tinha um coração sincero, e mostrar a dureza de coração de quem não era sensível à voz de Deus. Jesus não falava por parábolas para dificultar a compreensão, muito pelo contrário! Era justamente para despertar o entendimento das coisas espirituais (1 Coríntios 2:13,14). Jesus falava por parábolas conforme a capacidade dos ouvintes (Marcos 4:33). 

Mateus 13 nos deixa várias lições. Precisamos de sensibilidade espiritual para entender as coisas espirituais. E de um coração aberto para sermos visitados por Jesus. Se dermos abrigo a incredulidade, não haverá muito o que Jesus faça por nós, assim como a incredulidade do povo de Nazaré os impediu de receberem o reino de Deus para eles naquele dia.

Leia Mateus 13 #RPSP