Listen

Description

Um homem havia chegado desesperado à procura de Jesus, mas pediu aos seus discípulos que curassem seu filho. O garoto sofria convulsões e possessão demoníaca, de forma que muitas vezes caía no fogo ou na água. Frustrado, o pai desabafou com Jesus: "Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo" (v.16).

Jesus parece ter ficado chateado, não com o pai do garoto, mas provavelmente com a incredulidade dos discípulos. Estava ali um pai desesperado com seu filho sofrendo, e os discípulos não puderam ajudá-lo. Isso deve ter deixado Jesus triste. Cristo logo repreende o espírito e o garoto é liberto.

Depois os discípulos se chegaram Jesus e "perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé" (v.19). Em seguida, Mateus registra um complemento: "Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum" (v.21). A resposta estava na falta de consagração. Quantas pessoas há ao nosso redor que não somos capazes de ajudar por nossa falta de consagração.

Mateus 17 nos ensina que há certas batalhas na vida, e forças espirituais do mal contra as quais lutamos, que não se vencem com nossas forças nem com o melhor da nossa vontade. Certamente não faltou vontade da parte dos discípulos para libertar garoto, mas faltava neles o que nos falta hoje: consagração. Certa casta de demônios, seja ela, mesmo um vício ou defeito de caráter, nós só venceremos como Jesus também vencia: por meio de oração e jejum.

Leia Mateus 17 #RPSP