Listen

Description

Diz Jesus: "Se teu irmão pecar [contra ti]..." (v.15). Note que Jesus não diz que devemos esperar que as pessoas que nos feriram se arrependam e venham nos pedir perdão para serem perdoadas. O amor que Jesus nos ensinou a amar, é o que vai ao encontro do nosso ofensor para buscar a reconciliação. 

Perceba que essa forma persistente de reconciliar uma pessoa conosco ou levá-la de volta ao Senhor por ter pecado, é a forma com que Deus insiste em reconciliar a cada um de nós com ele mesmo quando pecamos. O Senhor é constantemente ofendido por nossos pecados, mas no lugar de nos rejeitar ou esperar que nós o busquemos primeiro, é Ele quem toma a iniciativa de tocar o nosso coração com o arrependimento e vem ao nosso encontro.

Mas se recusarmos seus apelos de misericórdia, o que mais o Senhor poderia fazer? É assim que Jesus mostra que a igreja que recebeu o testemunho de alguém que insistentemente rejeita a reconciliação com Deus pode ser desligado da comunidade cristã (v.17,18).

O restante do capítulo trata desse tema tão essencial sobre a importância do perdão. E Jesus nos mostra que o limite para o perdão não está na gravidade ou na quantidade de pecados do nosso irmão, mas na sua própria decisão de não querer ser perdoado. É nessa última instância que a igreja precisará desligar alguém que não quer se arrepender. Mas enquanto houver esperança de reconciliação, ela deve ser buscada.

Leia Mateus 18 #RPSP