Listen

Description

O evangelho de Mateus começa com a descrição da árvore genealógica de Cristo. Apesar de muitas pessoas não gostarem das genealogias, essa é particularmente especial. Precisamos ter em mente que no início, todos os seguidores de Cristo eram judeus, incluindo o próprio Mateus. Ele parece tentar mostrar para qualquer judeu que Jesus Cristo é o Messias prometido porque Ele cumpre os requisitos apontados pelos profetas do Antigo Testamento.

Depois dessa evidência essencial, agora Mateus começa a descrever como se deu o nascimento de Cristo. Ele está tentando mostrar que desde a árvore genealógica até seu nascimento, Jesus cumpria perfeitamente as antigas profecias, e para isso, exemplifica citando a profecia de Isaías 7:14 que dizia claramente que uma virgem daria luz a um filho cujo nome queria dizer "Deus conosco".

É incrível como cada detalhe da vida de Cristo é mencionado como estando de acordo com as profecias. Observe o apreço com que Mateus recorre aos profetas para descrever toda a linhagem de onde veio Jesus, e que mesmo seu nascimento era um cumprimento profético. Mateus nos apresenta a belíssima harmonia das Escrituras, onde Antigo e Novo Testamento formam uma só história sobre o Salvador do mundo.

No começo da sua descrição, Mateus está também fazendo um apelo intrínseco pra que qualquer pessoa familiarizada com as profecias veja em Jesus o tão aguardado Messias. 

Leia Mateus 1 #RPSP