Listen

Description

Mateus 24 é o capítulo mais didático e mais denso de toda a Bíblia sobre a Volta de Jesus. E como fizeram os profetas no Antigo Testamento, a resposta de Cristo é também uma profecia de dupla aplicação. Em primeiro plano Cristo fala da destruição do templo em si, que ocorreria no ano 70 d.C. Mas no panorama mais amplo, Cristo fala sobre sua vinda e o fim dos tempos. O primeiro sinal sobre o aumento dos enganos religiosos é repetido por Cristo ao longo do capítulo (v.4-5, 11, 23-25). 

Ainda no primeiro bloco, Jesus também fala sobre guerras, fomes, terremotos e Lucas complementa com o surgimento de epidemias. Como Paulo, Jesus também comparou a sua vinda com as dores de uma mulher que está para dar à luz. É exatamente essa a percepção que temos sobre os sinais profetizados por Jesus. Com o passar do tempo eles estão se tornando cada vez mais intensos, e com intervalos cada vez menores.

No penúltimo bloco do capítulo, Jesus dá conselhos sobre a necessidade de preparação e vigilância: "Estejam também sempre preparados, pois o Filho do Homem virá quando menos esperam" (v.44 NVT).

Olhando para o cenário do nosso mundo, os eventos gritam que o fim está próximo. Todo mundo sabe que tem alguma coisa errada com o mundo, mas nem todo mundo reconhece os sinais dados por Jesus. Ele está voltando! Mas Jesus não nos deixou esse conjunto de sinais para matar a nossa curiosidade profética, mas sim para nos dar o adequado senso de urgência a fim de estarmos preparados.

Leia Mateus 24 #RPSP